As PME's e a Sustentabilidade Empresarial

O tema da Sustentabilidade Empresarial, e a Responsabilidade Social das Empresas, são ainda relativamente recentes na literatura Económica e de Gestão, e infelizmente no nosso país, muito pouco levadas à prática.
Quem tem liderado o movimento das adopção de boas práticas de Sustentabilidade têm sido as grandes empresas, nomeadamente a empresas cotadas em bolsa.
Porém, a esmagadora maioria das empresas portuguesas são Pequenas e Médias Empresas. Todos sabemos dos graves problemas de gestão que a grande maioria destas unidades enfrentam, decorrente de uma mentalidade retrógrada e atávica da maioria do empresariado (muitas vezes "patronato") nacional. Outras, pela sua dimensão e escassez de recursos efectivamente não estão atentas ou não conseguem implementar uma Gestão Sustentável.
Por isso saudamos a iniciativa liderada pela AI Minho "Projecto EcoPME - Estimular as boas práticas ambientais e de responsabilidade social". Este projecto, através de acções de divulgação, seminários, e de formação, tem tentado sensibilizar as PME's, que a implementação de políticas de gestão ambientalmente sustentáveis e de boas práticas de Responsabilidade Social, não devem ser encaradas como custos, mas sim como investimentos de elevada rentabilidade e muitas vezes como críticos para o desenvolvimento de negócio das próprias empresas.
Deste projecto já resultaram :
- A elaboração de um Manual de Boas Práticas Ambientais e de Responsabilidade Social que incluíu a análise de dez casos de estudo portugueses;
- A atribuição de prémios EcoPME.
Para mais pormenores sobre este projecto consultem a informação neste link:
Esperemos que muito mais projectos destes surjam pelo país, e que efectivamente a Sustentabilidade Empresarial seja uma prática de gestão francamente maioritária.
Elmano