Experimente imaginar o propósito de outras pessoas. Por breves momentos, pense nas figuras chave da história mundial e o que poderia ter motivado essas pessoas a descobrir, influenciar, criar, envolver e mudar as coisas, construindo ao mesmo tempo o mundo em que vivemos hoje.
Imagine o sentido de propósito dos nosso navegadores e as mudanças que ocorreram no seu trabalho, ao olharem para os oceanos? Será que, nos dias que correm, a nossa necessidade de ter um propósito é de alguma forma menor? Não estaremos também a navegar em águas desconhecidas quando vamos para o trabalho?
Como é que nos sentiríamos relativamente ao nosso trabalho se o relacionássemos com o nosso propósito pessoal?
Como é que as equipas actuariam se operassem com base num propósito comum? Como é que as organizações motivam as pessoas através do trabalho em si?
PROPÓSITO INDIVIDUAL
Um propósito individual pode ser articulado ao nível puramente pessoal ou ao nível profissional. No entanto, recomendamos examinar ambos, porque quanto mais alinhado estiver o propósito pessoal com o profissional, mais energia e satisfação pessoal o indivíduo obterá.
Considere o exemplo do seguinte gestor de vendas. Será que se sente satisfeito no seu trabalho? Propósito Pessoal: “O meu propósito pessoal é desafiar as atitudes e assunções e ser mais aberto a novas ideias e novas formas de fazer as coisas.” Propósito Profissional: “O meu propósito profissional é aumentar a credibilidade dos meus vendedores junto dos nossos clientes, contribuindo assim para a melhoria das pessoas e das organizações.”
O propósito promete satisfação com sucesso. A satisfação genuína é uma questão do coração, de compromissos profundamente sentidos, de acordar todos os dias de manhã para algo maior do que as nossas próprias ambições. Possuir um propósito de vida estimula a vontade de viver. Quando existe uma razão para acordar de manhã, a vida toma outras proporções...
ARTICULAR UM PROPÓSITO DE LIDERANÇA
Se actualmente for um líder mantenha esta frase como está, se não for, altere a palavra "Líderança" ou pode até eliminá-la para se focar no propósito. Isto é a essência daquilo que é mais importante e significativo.
Qual é o meu propósito enquanto líder? Qual é o meu nível de coragem?
Experimente escrever um parágrafo ou dois com o seu propósito pessoal e profissional; apenas tem de fazer sentido para si.
Articular o seu propósito pode ajudá-lo a obter mais satisfação no seu trabalho, o que é interdependente de uma elevada performance. Quanto mais sentido encontrar no seu trabalho, mais lutará para que a sua performance atinja o seu exponente máximo.
Trata-se de uma equação. Para que as pessoas actuem profissionalmente no seu melhor têm de se sentir satisfeitas. Da mesma maneira, para que as pessoas se sintam satisfeitas no trabalho, as suas performances têm de ser elevadas. É nesta equação que as organizações em todo o mundo têm vindo a investir. Decorrente disto, executivos, gestores e equipas aprendem a desenvolver um ambiente onde as pessoas actuam com base num propósito, possuem energia e sentem-se empenhadas; um ambiente onde, de facto, existe performance com satisfação.
Qual é afinal o seu nível de performance com satisfação? Primeiro, pense na sua actual performance de trabalho: É alta ou baixa? De-pois, pense na forma como se sente no seu trabalho e ao des-empenhá-lo: o seu trabalho tem sentido? Ou a sua satisfação é por norma baixa? Coloque as suas iniciais na grelha em baixo.
PROPÓSITO DE EQUIPA
As equipas também beneficiam de ter um sentido de propósito e quando se comprometem com ele de forma consciente, a performance (individual) com satisfação tende a aumentar rápida e dramaticamente. Qual é o nível actual de performance com satisfação da sua equipa(s)? Experimente aplicar estas questões a cada indivíduo que reporte a si ou que faça parte da sua equipa.
Pense na forma como pode aumentar a performance ao estar atento à satisfação de cada um. Comece por descobrir até que ponto as pessoas na sua equipa se sentem satisfeitas e se possuem um propósito.
O propósito de equipa define-se ao identificar quem é o cliente, como é que se lhe entrega valor e como é que as contribuições de cada membro da equipa se concretizam para o cliente e para a organização. O propósito da equipa confere aos indivíduos um motivo para pertencerem à equipa; e direcção sobre a forma como adicionar valor único ao cliente.
Se a sua equipa possui uma baixa satisfação, então a performance é, automaticamente, mais baixa do que o que podia ser na realidade, mesmo que esteja a cumprir os objectivos.
PROPÓSITO ORGANIZACIONAL
Uma forma comum que as organizações experimentam para ligar os seus colaboradores a um sentido de propósito é através da visão da empresa. Contudo esta visão, quando isolada, resulta apenas na perda de perspectiva sobre o verdadeiro propósito da empresa.
(Texto de um artigo da Visão publicado pela Wilson Learning em 23/01/2006)
Aberto Miguel