Inteligência espiritual? - parte II

No livro: "QS - Inteligência Espiritual", de Danah Zohar e Ian Marshal, os autores abordam um tema ainda tão novo quanto polémico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e manifesta-se através da sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Eles baseiam o seu trabalho na determinação do Coeficiente Espiritual (QS) o qual pode ser calculado com base em pesquisas que têm vindo a ser divulgadas por cientistas de várias partes do mundo, que descobriram que no nosso cérebro, existe uma área que deve ser responsável pelas nossas experiências espirituais. O assunto é ainda muito actual e tem sido abordado por várias revistas americanas tais como a Neewsweek e a Fortune. Afirma Danah: "A inteligência espiritual colectiva é baixa na nossa sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso Coeficiente Espiritual Geral".


Mas afinal o que é inteligência espiritual?

Segundo Danah Zohar, é uma terceira inteligência, que coloca os nossos actos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, o que nos torna mais efectivos e focados. Ter alto coeficiente espiritual (QS) significa ser capaz de usar a nossa componente espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. Incrementar o nosso QS implica aumentar os nossos horizontes e tornarmo-nos mais criativos. É algo que nos impulsiona para abordarmos e solucionamos os problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver os valores éticos e crenças que vão nortear as nossas acções ao longo de toda a nossa vida.


Cientistas descobriram que temos no cérebro, uma área, nos lobos temporais que nos faz procurar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influencia a inteligência passa pelo cérebro e pelos prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico o que pode ser avaliado pelo QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo, permite-nos realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. Este poderá ser avaliado pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo, permite desenvolver o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Este é o mais difícil de avaliar e que no leva à definição do QS, ou inteligência espiritual.


No contexto dos negócios atravessa-se uma crise de sustentabilidade. As atitudes e práticas actuais, centradas apenas em dinheiro, estão devastando o meio ambiente, consumindo recursos finitos, criando maior desigualdade global, conduzindo a uma crise de liderança nas empresas e destruindo a saúde e o moral das pessoas que trabalham ou cujas vidas são afectadas por elas. A espiritualidade nos negócios significa simplesmente trabalhar com um sentido mais profundo de significado e propósito na comunidade e no mundo. Falta-nos um sentido profundo de objetivos e valores fundamentais. Esta crise de significado é a causa principal do stress da vida moderna e também das doenças. A busca de sentido é a principal motivação do homem. Quando essa necessidade deixa de ser satisfeita, a vida nos parece vazia.

Desde o surgimento do capitalismo, há 200 anos, tudo que importa no mundo dos negócios é o lucro imediato. Isso criou uma cultura e uma socidade destituida de significado e de valores mais profundos. Nós apenas queremos mais dinheiro. Mas para quê? Para quem? Trabalhamos para consumir. É uma vida sem sentido. Isso afecta a moral, tanto de dirigentes quanto dos seus colaboradores, no que toca à produtividade e criatividade. Mais grave ainda é o afastamento do mundo dos negócios preocupações mais amplas com as associada ao meio ambiente, à comunidade, ao planeta e à sustentabilidade. O mundo capitalista e dito liberal é um monstro que se autodestrói porque lhe falta uma estrutura mais ampla de significado, valores e propósitos fundamentais. Há uma profunda relação entre a crise da sociedade moderna e o baixo desenvolvimento da nossa inteligência espiritual...

Texto adaptado de uma entrevista a Danah Zohar.

Alberto Miguel