No livro: "QS - Inteligência Espiritual", de Danah Zohar e Ian Marshal, os autores abordam um tema ainda tão novo quanto polémico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e manifesta-se através da sua necessidade de encontrar um significado para a vida. Eles baseiam o seu trabalho na determinação do Coeficiente Espiritual (QS) o qual pode ser calculado com base em pesquisas que têm vindo a ser divulgadas por cientistas de várias partes do mundo, que descobriram que no nosso cérebro, existe uma área que deve ser responsável pelas nossas experiências espirituais. O assunto é ainda muito actual e tem sido abordado por várias revistas americanas tais como a Neewsweek e a Fortune. Afirma Danah: "A inteligência espiritual colectiva é baixa na nossa sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso Coeficiente Espiritual Geral".
Mas afinal o que é inteligência espiritual?
Segundo Danah Zohar, é uma terceira inteligência, que coloca os nossos actos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, o que nos torna mais efectivos e focados. Ter alto coeficiente espiritual (QS) significa ser capaz de usar a nossa componente espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. Incrementar o nosso QS implica aumentar os nossos horizontes e tornarmo-nos mais criativos. É algo que nos impulsiona para abordarmos e solucionamos os problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver os valores éticos e crenças que vão nortear as nossas acções ao longo de toda a nossa vida.
É da manifestação desta Inteligência Espiritual nos diverso domínios de actividade, que iremos abordar neste espaço, acreditando de que através dele possamos crescer e evoluir em conjunto, como se todos fossemos UM SÓ.
Fiquem bem...
Alberto Miguel