MENTORING

A palavra Mentor remonta à Grécia Antiga. Na Odisseia de Homero, antes de embarcar na viagem Épica, Odisseus confiou o seu único filho - Telemachus - a Mentor, um amigo da Família.

É importante institucionalizar um program a de Mentoring que dê oportunidade às pessoas de conversarem e aprenderem a lidar com cargos de liderança, sem ser pelo contacto com a sua chefia directa. Deve-se seleccionar e atribuir Mentores a High-Potentials, definir calendários de reuniões e sugerir tópicos a abordar.

Alguns exemplos:
. A Arrow Electronics, desenvolveu o Worldwide Mentoring Programme, sugerindo que pelo menos uma vez por mês o mentor deve encontrar-se com o seu par.

. B.J. Scheihing Senior, VP da Arrow , leva o programa tão a sério que um a vez fez uma viagem de Londres até à Dinamarca para jantar com o seu par.

. Na Amgen, o CEO decidiu começar a ser mentor de 1ªs linhas, convidando-os a acompanhá-lo em viagens de negócios. Isto motivou as pessoas e tornou-as mais fiéis à organização, para além de desenvolvê-las.

O Mentoring cria um a relação única e fideliza quadros. O programa de mentores, torna a comunicação mais bem aceite - é mais fácil ouvir algo do seu mentor do que do seu chefe, promove a cultura da empresa e forma ambas as pessoas.

Desenvolver talento é um privilégio e uma responsabilidade de todo e qualquer líder. Um privilégio porque é gratificante ver uma pessoa crescer, uma responsabilidade porque mais desenvolvimento traz mais resultados e esse é o objectivo comum das empresas e dos seus colaboradores. Assim a primeira responsabilidade de qualquer função de liderança deve ser: Desenvolver talento.

Em jeito de conclusão podemos afirmar que enquanto o coaching, sendo uma estratégia de desenvolvimento e liderança, é realizada directamente pelo chefe ao seu chefiado, no caso do mentoring essa tarefa é confiada a um terceiro que não estando directamente envolvido na estrutura, utiliza diversas técnicas que permitem o desenvolvimento pessoal do seu par. Obviamente que isto é feito em pleno alinhamento com a liderança.

Em termos humanos é uma tarefa extremamente gratificante para o mentor ver a progressão do seu par e poder desvendar o seu talento. As técnicas empregues são semelhantes às que se poderão utilizar no coaching embora o mentoring esteja mais orientado para a melhoria de atitudes e comportamentos.

Em breve voltaremos a este assunto. Vejam agora este vídeo mas não se esqueçam de desligar primeiro a Música do blog ...

Alberto Miguel