ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM - Learning Organizations

O efeito da globalização ao nível dos negócios e da competitividade preocupa as organizações à escala global, tornando fácil a cópia de produtos, serviços e processos. Neste contexto, a velocidade a que os indivíduos e sobretudo as organizações aprendem, pode muito bem ser a única vantagem competitiva sustentável.

Se uma determinada empresa ou organização aprende, e continua a aprender, em conjunto e, mais rapidamente do que as suas concorrentes, então, é expectável que esta empresa não só as irá ultrapassar como se manterá numa posição de liderança enquanto o fizer.

Aprender deixou de ser algo que se faça porque dá um certo “gozo” intelectual ou porque é necessário desenvolver determinadas competências individuais. Aprender em conjunto, enquanto organização que aprende de facto, tem impacto e consequências directas na performance dos negócios das empresas.

Citando o Prof. David Garvin de Harvard Business School, uma Learning Organization é aquela que é muito boa a:

- criar, adquirir, interpretar, transferir e reter o conhecimento;

- modificar o seu comportamento, por razões de negócio, de competitividade, e reflectir o novo conhecimento no seu próprio contexto.

Segundo o mesmo autor, uma organização que aprende é aquela que sistematicamente e de forma continuada executa os seguintes processos:

· Recolha de informação: sobre os clientes, fornecedores e concorrentes bem como das tendências sociais, económicas, tecnológicas e reguladoras;

· Benchmarking e análise das melhores práticas: Aprender de outras empresas e organizações;

· Aprender com as suas próprias experiências e histórico;

· Experimentar novas abordagens, através da inovação;

· Resolução sistemática de problemas e implementação de novos processos;

· Transferir o conhecimento por toda a organização.

E a sua empresa, é uma Learning Organization segundo este mesmo conceito?

Pensem nisto...

Alberto Miguel