O nosso icebergue está a derreter

John Kotter autor premiado de Harvard Business School e Holger Rathgeber escreveram e editaram uma fábula espectacular com base no trabalho altamente reconhecido de John, divulgado e publicado através de dois brilhantes livros que foram “best-seller” do New York Times e que são: Leading Change e The Heart of Change.

Esta fábula está traduzida para Português com o título “O nosso icebergue está a derreter” e conta a história de uma colónia de pinguins na Antártida. Um grupo de belos pinguins-imperador vive de acordo com uma tradição há muitos anos. É então que uma ave curiosa descobre que um problema potencialmente devastador ameaça o lar da colónia – mas, de uma forma geral, ninguém a ouve… Até que… se torna urgente a mudança.

A fábula é baseada num trabalho inovador de alargar a formação em processos de mudança, que nos mostra de que forma os oito passos que Kotter tão bem trabalhou, ao longo da sua vida académica e profissional analisando diversos casos, podem criar a mudança necessária em qualquer tipo de grupo. Assim, para além de ser uma fábula de fácil, divertida e agradável leitura, esta história constitui também uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança.

Da leitura que se faz deste livro que se lê em poucas horas ressaltam alguns aspectos que gostaria de realçar aqui, que são: A função de sentir e pensar.

1º Pensar de forma diferente pode ajudar a mudar o comportamento e originar melhores resultados:

. Reúna dados e analise-os;

. Apresente a informação de forma lógica, de modo a alterar o pensamento das pessoas;

. A mudança de pensamento pode, por seu turno, originar a mudança de comportamento.

2º Sentir de forma diferente pode mudar o comportamento AINDA MAIS e originar resultados ainda melhores

. Crie experiências surpreendentes, atractivas e, se possível. Visuais;

. As experiências mudam o modo como as pessoas se sentem acerca de uma situação;

. Uma mudança de sentimentos pode originar uma mudança significativa de comportamentos e atitudes.

Se há uma lição extremamente importante a retirar desta história é a seguinte: Quando os pinguins membros do Conselho de Líderes, se envolvem e envolvem os escalões intermédios e até as próprias crias, o processo de sintonia que se forma é fantástico e é espantoso o que pode acontecer, não obstante as condições adversas que se tenham de ultrapassar.

Imagine-se agora a aplicar estes mesmos conhecimentos na sua organização ou até mesmo fora do âmbito profissional, em grupos de comunidades, equipas desportivas, comunidades espirituais e até em família… Depois de ler esta fábula e de começar a pensar nisto, perceberá que há icebergues a derreter, ou icebergues vulneráveis ao derretimento, por todo o lado.

Aprenda com estes pinguins. Não deixe de o ler este livro… e haja sempre sem medo e com base na consciência, discernimento, bom senso e compaixão.

Ah! É verdade!
Como é que está o seu iceberg?

Aberto Miguel