A Arte de Decidir

Muitos estudos demonstram que existe uma espécie de segunda mente, que nos permite chegar a conclusões mais depressa do que o pensamento analítico. Hoje sabe-se que o cérebro analisa padrões de experiência muito depressa, o que nos permite chegar rapidamente às decisões mais correctas. Esta cognição rápida é um blink, um picar de olhos, que nos diz se a pessoa que acabámos de conhecer é de confiança, se devemos de comprar aquela casa ou até de devemos fechar aquele contrato, etc. Mais do que acumular excesso de informação, com custo em tempo e dinheiro que lhe estão associados, podemos tirar partido dessas primeiras impressões para decidir eficazmente.

Esse processo ocorre pelo corte de uma situação em fatias finas, em que uma ou duas sobressaem como importantes para a decisão. Mas este poder deve ser relativizado quando entram em jogo os preconceitos ou pensamentos automáticos que nos surgem a níveis de inconsciente ou até subconsciente. As primeiras impressões, a que podemos chamar de intuição, podem ser educadas e treinadas quando estão em jogo estereótipos. Visualizar o percurso de acção e procurar contar uma história, antes de tomar uma decisão, é um exercício que melhora as capacidades do blink. A intuição tem mais que ver com a percepção, aquilo que se vê ou não, do que com magia, ou outro qualquer dom sobre natural... esse "olho" pode ser treinado e pode acrescer níveis de desempenho mais elevado para qualquer decisor ou líder.

Deixo-vos algumas dicas:

- Menos informação baralha menos. Não procure acumular ou até pedir ao seu grupo de trabalho toda a informação... pois isso pode tornar o processo de decisão muito complexo... pode em cansaço induzí-lo em erros. Que tal começar a acreditar no que sente? Pare e tente perceber o feedback do seu blink. Sinta a sua emoção associada ao que tem de decidir. Permita que surja este conhecimento intuitivo na situação.

- Esteja consciente dos seu preconceitos. Ponha de parte os estereótipos comuns. Imagine o seu interlocutor, ou o problema, de uma forma completamente diferente: se fosse mulher? se o prazo fosse diferente? Dê entendimento os factores que bloqueiam o seu blink de funcionar de forma isenta. Aqui o execício de auto-conhecimento como líder e decisor podem-no ajudar muito.

- Outra forma de tomar decisões é ao que se chama o modelo dos 3 corpos... Todos nós temos um corpo mental, um corpo emocional e um corpo físico. Deixe que cada um expresse o seu sentir. Sinta o seu corpo e deixe que ele lhe diga a sua decisão. Faça o mesmo com a mente e com o corpo emocional e à melhor de 3 tome a decisão certa. Não sente o que o corpo lhe diz? Pois mas saiba que mais de 20% das células pensantes do nosso corpo estão fora do cérebro. Por exemplo: George Soros, investigador famoso, toma decisões relativas à bolsa porque "começa a ter dores nas costas" e este é o sinal que o corpo lhe envia. Saiba que o corpo conhece a resposta antes de esta chegar ao cérebro.

- Em que áreas pode desenvolver o seu blink de forma infalível? Saiba que o inconciente identifica padrões com base em fatias de experiência muito finas. Aqui não resisto em lhe revelar uma velha máxima Massai (tribo nómada africana) "Um grande elefante come-se todo às pequenas fatias" e assim é com os nossos maiores problemas ou decisões. Afine por isso a sua capacidade de cortar essas fatias finas e dar relevância apenas às que lhe saltam à vista.

Texto adaptado do livro Buda CEO de Géraldine Correia.

Alberto Miguel