Notícias Objectivas

É muito comum nos depararmos com os Jornais impressos como se todos tratassem das mesmas coisas e as notícias em destaque meras reproduções que em muitos momentos até utilizam fotos e lugares comuns.

Mas essa visão requer uma reflexão maior. Qual é o real papel da informação jornalistica? Como ela pode contribuir para a compreensão e expressão de factos do quotidiano?

Sob esse ponto de vista sei que minha humilde contribuição neste espaço tem como finalidade direcionar o olhar a essa questão e principalmente reforçar alguns aspectos. É necessário que conheçamos os factos do quotidiano e a partir dele ampliar a compreensão da realidade, para isso, uma informação deve ser analisada de forma objectiva e sob vários pontos de vista, daí minha preocupação com a informação jornalistica, como forma de ganharmos uma consciência do que se passa à nossa volta e à escala global.

Dessa forma, uma das ações mais importantes ao ler um jornal é avaliar como essa informação está sendo valorizada e destacada e isso pode ser observado na 1ª Página (vejam um bom exemplo de 1974).

No entanto, nem sempre o objectivo do jornalista é informar. Quantas vezes não se modifica este objectivo primordial pelo de vender mais, para obter maiores tiragens e ter maiores audiências e com isso atrair mais e mais anunciantes que é afinal de que vive o jornalismo que se faz hoje em todo o Mundo.

Vejam por exemplo o que acontece se eu trocar uma notícia de algo posítivo por a de uma catástrofe. Vejam como tal faz logo subir as vendas? Agora notem por exemplo a quantidade de notícias que se têm gerado pelo Mundo inteiro sob o tema da "Gripe A" e o que as mesmas têm provocado?

Relativamente à "Gripe A" analisem por favor as estatísticas do que está a ocorrer por todo o Mundo e verão que é de longe a que menos pessoas matou e no entanto aquela que gerou uma onda de maior medo e pânico em todo o Mundo, para além de nos ter deixado a todos mais empobrecidos.

Têm ideia de quantos medicamentos contra a gripe foram vendidos à escala Global? e qual foi o nível da sua utilização e por isso qual vai ser o nível do desperdício?

Já houviram falar do "emotional marketing" como técnica de venda mais em voga e mais eficaz da actualidade?

Agora lanço aqui um desafio a todos os que são jornalistas para que não se deixem levar pelo sensacionalismo do fluxo de informação. SEJAM OBJECTIVOS e avaliem bem que ao serem reflectores destas informações estão a ser alvos de uma vil manipulação de quem quer fazer muito dinheiro abusando do medo dos mais desfavorecidos e debilitados.

E por favor não venham com essas tretas "de que pela difusão da informação ajudaram a salvar muitas vidas" porque os nºs e as estatísticas provam que é falso. A "Gripe A" foi uma pandemia gripal igual a tantas outras no passado e que nunca antes vendeu tantos fármacos e vacinas pelo Mundo inteiro.

Não se esqueçam que Jornalismo não é fomentar o MEDO e o PÂNICO no público a troco de audiências ou maiores tiragens. Jornalismo não é estar a soldo das grande multinacionais que fabricam vacinas ou medicamentos.

Jornalismo é ser objectivo e positivo sem no entando deixar de ser reflexivo para impacto que cada notícia provoca no público.

Voltarei seguramente a comentar este tema...

Alberto Miguel