O Desejo sem acção é ficção; O desejo com acção é realização… A acção é a chave da Vida!


Aconteça o que acontecer, se tiveres de enfrentar um desafio, um revés, uma queda, um passo mal dado, uma adversidade, nunca te resignes!

Se caíres, levanta-te as vezes que forem necessárias. Não percas a esperança, por mais difícil que seja o obstáculo a ultrapassar. Lembra-te de quando aprendeste a andar as vezes que tiveste que cair e que te levantaste… e que caíste e voltaste a levantar-te até te ser tão natural o andar.

Hoje quando passeias podes finalmente desfrutar do prazer que esse ensinamento tão básico te permite e que sem ele não poderias ser quem és. Nessa altura, para ti, o fracasso e o erro não existiam. Existia o entusiasmo da aprendizagem e da superação. O erro era apenas a fase necessária para que aprendesses a manter-te de pé a caminhar.

Por isso, a verdadeira força reside na acção, na tentativa e na aprendizagem através do erro. Não importa quais são os teus talentos, eles só ganham vida através da acção. Se os não exercitares é como se os não tivesses. Faz e aprenderás. A acção é o caminho que te levará à realização dos teus sonhos, por mais impossíveis que te possam parecer.

O Desejo sem acção é ficção; O desejo com acção é realização… A acção é a chave da Vida. É muito fácil pensar e falar. O que é realmente difícil é agir. Perante o dilema entre fazer e não fazer, nunca hesites:

FAZ! FAZ! FAZ!

Só assim, juntamente com a Vida, receberás dois dons: tempo e liberdade de escolha. Investe o tempo de forma inteligente mas, sobretudo, faz as tuas escolhas de acordo com o que dita o teu coração. A tua compaixão pode reger não só o teu destino, como o destino de muitos, já que não estamos sozinhos e tudo o que fazemos afecta directa ou indirectamente os que nos rodeiam. Escolhe sempre na tua vida o caminho do amor, o caminho do coração, já que não existe nenhum homem a quem o amor não faça de valente e a quem não transforme em herói.

Este é o papel do Líder de hoje sem que o faça para ser valente ou herói, pois esse não é certamente o seu objectivo central.

No fundo a chave de toda a acção que é comandada pelo sonho e pelo desejo é realizá-los sem medo mas de forma consciente e com muita mas mesmo muita dedicação.

Quem se dedica coloca na acção a sua compaixão e o seu Amor.

Nos tempos que correm é isto que se pede a todos os Portugueses….

(texto adaptado do livro: “Os sete poderes” de Alex Rovira Celma)

Alberto Miguel