
[http://sapientus.blogspot.com/2006/12/quando-surgiu-o-conceito-de-e-eleaning.html]...
Nesta “postagem” vamo-nos debruçar com mais detalhe nalgumas das razões alencadas, que na nossa opinião tornaram muito lento o desenvolvimento do elearning em Portugal.

O elearning em Portugal foi inicialmente estudado e divulgado pelos meios universitários, com especial incidência nas áreas ligadas ao Ensino e Pedagogia. Dessa forma o elearning padeceu de alguns dos maiores problemas associadas às correntes dominantes nas universidades portuguesas e escolas superiores de educação, ou seja, foi encarado como mais um objecto de estudo, mais um bom assunto para se desenvolverem inúmeras experiências pedagógicas, projectos de duração limitada e de impacto nulo, teses de mestrado ou de doutoramento.

Naturalmente que o formando ou o aluno médio português não estava (nem estará) preparado para um tão radical mudança, e naturalmente que os projectos de elearning fracassaram rotundamente vítimas do experimentalismo e do radicalismo iniciais.
Elmano