Diagnosticar a Negatividade nas Organizações



A Negatividade é um problema cada vez maior nos locais de trabalho, de acordo com Gary Topchik, o autor de "Managing Workplace Negativity" . Num artigo de 1998 na Management Review refere que a negatividade é geralmente o resultado de uma perda de confiança, de controlo, ou de sentido de comunidade. Saber porque as pessoas estão negativas é o primeiro passo para resolver o problema.

Quando o "resmungar" começa na organização, falar com os colaboradores ajudará a compreender os problemas exactos e o grau de impacto que estes estão a ter no local de trabalho. Quererá identificar os grupos precisos de colaboradores que estão a experienciar a negatividade, e a natureza dos assuntos que despoletaram a sua insatisfação. Talvez a organização tenha tomado uma decisão que tenha afectado adversamente as pessoas. Talvez o director geral tenha tido uma reunião geral e tenha sido percepcionado como ameaçador ou como alguém que ignora as legitimas questões colocadas pelas pessoas.

Talvez as pessoas do staff se sintam inseguras porque existe preocupação sobre perder uma linha de produtos, ou circulem rumores sobre uma possível reestruturação e consequentes potenciais despedimentos. As pessoas podem sentir que dão mais à organização do que recebem em troca. Podem sentir que um colega foi mal tratado ou que lhe negaram uma promoção merecida.

Qualquer que seja a causa da negatividade, deve tratar destes assuntos, como se fosse um vulcão adormecido, elas estarão em ebulição próximo da superfície, e periodicamente saltarão e transbordarão para causar novos estragos...


In: Verlag Dashöfer – newsletters



Quem quer ter um "VULCÃO" mesmo que adormecido na sua organização ou empresa?

Eu diria que cuidar de que este "vulcão" não exista é extramente necessário. Está provado que colaboradores com elevada auto-estima são altamente performantes e muito criativos e inovadores.

A motivação e a permanente atenção sobre o nível de negatividade, desenvolvendo técnicas de limpeza e de alinhamento dos colaboradores com a estratégia de gestão seguida, é de fundamental importância e com impacto directo nos resultados.

Se é gestor ou empresário não se esqueça de diagnosticar a Negatividade da sua Empresa continuamente.


Alberto Miguel