Uma forte aposta na Informática da Saúde

É irrefutável que o mercado da telemedicina e numa perpespectiva mais alargada, do sector da informática da saúde tem um forte potencial, e presentemente já é um sector apetecível. Segundo dados da consultora IDC, o mercado português apenas no segmento de software hospitalar vale 50 milhões de euros.


Até agora as grandes casas de software e consultoras multinacionais têm detido a parte de leão deste mercado. É de saudar a entrada firme nesta área por parte da Portugal Telecom, que inclusivamente desenvolveu soluções próprias. Até agora a actuação do grupo estava iminentemente focada na venda de soluções de telemedicina da PT Inovação (Medigraph), e no passado na área da consultoria (através da TDC, enquanto esta operou).

A solução em causa, está relacionada com a gestão hospitalar, dirigida para hospitais portugueses de dimensão média, embora cumpram os standarts internacionais do sector.

Saudamos assim os responsáveis pelo Gabinete de Soluções de Medicina da Pt Prime pelo arrojo da solução.

O número de empresas portuguesas a actuarem neste estratégico sector são ainda poucas. A nossa análise da sua actividade será objecto de um futuro post.

Esperemos que outros players nacionais, seguido este exemplo, também disponibilizem mais soluções nacionais, mais baratas e adaptadas à realidade nacional. E que de futuro haja ambição para a internacionalização.

Esperamos que a dinamização do mercado promova a dessiminação de boas práticas para a informática da saúde e à generalização da telemedicina.



Elmano