Sete dicas para Minimizar a Negatividade

A melhor forma de combater a negatividade é, em primeiro lugar, impedir que esta ocorra. Estas sete dicas poderão ajudar: 1. Promova oportunidades para as pessoas tomarem decisões e controle se influenciam as suas próprias tarefas. A causa individual de maior negatividade que se encontra nos locais de trabalho, consegue-se descobrir na forma como um gestor ou uma organização toma decisões sobre o trabalho de uma pessoa sem o seu input. Geralmente, qualquer decisão que exclua o input da pessoa que realiza a tarefa é percepcionada como negativa. 2. Crie oportunidades para as pessoas expressarem a sua opinião sobre as políticas e procedimentos no local de trabalho. Reconheça o impacto das mudanças em áreas como horas de trabalho, pagamento, benefícios, alocação de horas extraordinárias, códigos de vestir, localização do escritório ou fábrica, exigências das tarefas e condições de trabalho. Estes factores são os mais próximos da mente, coração e presença física de cada indivíduo. Mudanças nestes factores podem causar respostas negativas bem sérias. Providencie respostas pró-activas e a tempo às questões e preocupações. 3. Trate as pessoas como adultos com justiça e consistência. Desenvolva e anuncie políticas e procedimentos da organização que organizem o trabalho efectivamente. Aplique-as consistentemente . Como exemplo, cada colaborador tem a oportunidade de pedir tempo livre extra. Ao conceder este pedido, aplique os mesmos factores para qualquer pessoa. Não crie "regras" para todos, quando alguns violam as normas. Quererá minimizar o número de regras direccionando o comportamento das pessoas no trabalho. Trate as pessoas como adultos. Habitualmente irão corresponder às suas expectativas, e às deles próprios. 4. Ajude as pessoas a sentirem-se membros da equipa; cada pessoa gosta de ter a mesma informação tão rapidamente como todas as outras. Forneça o contexto para decisões, e comunique constante e eficazmente. Se diversas opções ou direcções estiverem em consideração, comunique tudo o que sabe, tão depressa quanto souber. Reserve o seu direito de mudar de ideias posteriormente, sem consequências, quando factores adicionais afectarem o curso das últimas decisões. 5. Permita às pessoas a oportunidade para crescer e desenvolver. Treino, oportunidades claras para promoções, movimentos laterais para desenvolvimento, e treino multidisciplinar são sinais visíveis do empenho de uma organização com as suas pessoas. 6. Forneça uma liderança apropriada e uma estrutura estratégica, incluindo Visão, Missão, Valores e Metas. As pessoas querem-se sentir como fazendo parte de algo maior do que apenas elas. se compreendem a direcção, e o seu papel em atingir o resultado desejado, conseguem contribuir mais eficazmente. 7. Consiga recompensas adequadas e reconhecimento de forma a que as pessoas sintam que as suas contribuições são válidas. Esta é uma das mais potentes ferramentas que uma organização pode usar para elevar a moral das pessoas. Invista algum tempo para analisar a forma como a sua organização aplica estas sete recomendações. Estas formam a fundação para uma moral positiva das pessoas e minimizam a negatividade no seu local de trabalho.
In: Verlag Dashöfer – newsletters