A Telemedicina enquanto processo - II

Tal como referi no post anterior - A Telemedicina enquanto processo - I - vamos então analisar o processo de implantação da Telemedicina, que mais não é que uma metodologia de abordagem a um contexto de mudança, que a introdução de novas práticas por via da introdução de novas tecnologias associada à telemedicina, a tal obriga. Para salientar até que ponto este processo de mudança é profundo bastará por exemplo referir que na implantação de soluções de teleconsulta de especialidade (normalmente realizada entre a unidade hospitalar de referência e as unidades de saúde primárias respectivas) a forma de obviar às questões éticas, da necessidade do doente estar presente perante o médico, para que esta consulta se qualifique como um acto clínico, exige que esta seja realizada, como sendo uma conferência médica (entre o médico de família e o médico de especialidade) na presença do doente. Porém, para que tal aconteça, tem que existir um conhecimento prévio de ambos os profissionais, troca de informação do caso clínico e a assunpção de uma co-responsabilização mútua perante o diagnóstico e prescrição a realizar. Mesmo assim, e conhecida que é a forma de implementar as teleconsultas, em face do enquadramento legal destas práticas e da total ausência de um sistema de incentivos à mudança, para que tal aconteça muito depende da vontada, motivação, brio e atitude dos diversos profissionais do SNS, num contexto de uma cultura, que muitos apelidarão de antiga, mas que ainda se encontra profundamente enraizada, inerente à relação doente-médico, sigilosa e confidencial, que leva ao dito popular “só ao padre e ao meu médico me confesso”. Assim, este processo de implantação ou metodologia, poderá sintetizar-se em sete etapas, sem as quais não se poderá assumir que a solução de telemedicina fique completamente sustentada e integrada no sistema. Esta sete etapas são: - diagnóstico e análise da situação - especificações técnicas e funcionais - procurement da solução - implantação e aceitação da solução tecnológica - reengenharia de processo e procedimentos - novos recursos e formação - acompanhamento e a validação Em próximos post iremos detalhar um pouco melhor cada uma destas etapas... Até lá... Alberto