Novas Oportunidades - RVCC

O RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) é um sistema que qualquer cidadão com mais de 18 anos e pelo menos 3 anos de experiênia profissional pode recorrer para ver reconhecidas as suas competências que foi adquirindo ao longo da vida.

Trata-se de um processo, algo complexo, de fazer a desocultação de conhecimentos e competências, que mesmo sem darmos por isso, fomos adquirindo quer na nossa vida profissional como pessoal.

Este sistema é por isso especialmente dedicado a todos os cidadãos que por qualquer motivo não tenham ainda terminado o secundário e queiram ver valorizado e certificado os seus conhecimentos e competências entretanto adquiridas.

Durante o processo é assumido um contrato baseado num perfil de formação acordado entre o Profissional RVCC, que acompanha o adulto desde o início até ao fim do processo, os Professores RVCC e o próprio adulto, com o propósito da construção de um portefólio de evidenciação de competências.

Nestes processos estão previstas 25 horas de formação para cada área de competências chave. No final o adulto terá que apresentar e defender perante um juri de avaliação o seu portefólio. Estas sessões são públicas podendo qualquer cidadão assistir e assim testemunhar que o adulto que atingiu esta fase do processo, é merecedor do certificado de habilitações para o qual revelou ter os respectivos conhecimentos.

Neste momento o RVCC Português está completo e abrange os níveis correspondentes aos: 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade. No caso do 12º (nível secundário) o Ministério da Educação só publicou os respectivos referenciais em Dezembro passado e por isso o arranque dos processos estão algo atrasados segundo julgamos saber.

Como nota final resta-me dizer-vos que já tive a oportunidade de assistir a alguns juris e posso-vos testemunhar algo que francamente não estava à espera... Em cada adulto passou a existir uma nova forma de estar na vida. Cada um por si vivenciou momentos únicos de mudança... em que a sua auto-estima, muito abalada durante anos e anos pela frustração de não ter terminado os "estudos", é agora grandemente reabilitada.

São homens e mulheres novos que me foi dada a oportunidade de reconhecer. É também a Nova Oportunidade que este sistema encerra.

A possibilidade de melhorar a auto-estima e atingir níveis superiores de qualificação e de estatura Humana.

Desconheço a verdadeira origem deste sistema, mas ele é tão importante não só pela melhoria de performance de cada adulto, como pela abertura de novas oportunidades reais de desenvolvimento humano.

Existem já diversos casos de quem tenha feito o RVCC do 9º ano e já esteja a acabar a licenciatura com que sempre sonhou e que a vida de uma forma ou de outra lhe foi sempre negando.

Esperemos agora pelo 12º ano e pela introdução de novos instrumentos associados ao e-learning que possam ainda tornar mais eficaz e eficiente este processo.

Por muito que sejamos críticos temos de reconhecer que o Governo tem feito um óptimo trabalho nesta matéria.



Alberto Miguel