A Espiritualidade no Trabalho - Começar uma Revolução

A espiritualidade no trabalho focaliza-se na fonte na nossa natureza essencial espiritual de seres humanos e de uma forma naturalmente inclusiva e não sectária. Comparar e integrar todas as culturas, línguas, sistemas de opinião, e religiões, conduz-nos trazer para dentro de nós o mais significativo e relevante. Este é uma abordagem prática para aprender e desenvolver o nosso trabalho.

Neste trabalho, contemplam-se visões diferentes de colegas de trabalho, clientes, fornecedores, concorrentes, etc. Assim trazer a sua espiritualidade para o trabalho pode muito bem transformar-se num processo de evolução e desenvolvimento para um grupo e não apenas para cada indivíduo.

É isto que significa “começar uma revolução espiritual no trabalho”, que é uma abordagem que contempla: iniciar uma nova forma de comunicação com os outros, sobre a espiritualidade num contexto de trabalho – comunicar com as nossas almas refrescando os nossos espíritos, ajudando a que cada um contribua com o seu melhor, e usar isso como processo de crescimento espiritual. Assim, a primeira pergunta que se pode colocar a a si próprio é: Como posso eu pôr minha espiritualidade no trabalho e comunicar com outros que desejam fazer o mesmo?

COMEÇAR UMA REVOLUÇÃO

A palavra “REVOLUÇÃO” está frequentemente associada a uma imagem de mudança e de caos radical. Realmente, ela tem dois significados. O primeiro é o de “transformação fundamental” e que frequentemente implica uma grande incerteza mas a outra não menos importante, especialmente nos locais e postos de trabalho de hoje, é o por exemplo a Terra faz cada 24 horas, termina uma volta, retornando a onde começou. Assim, o segundo significado da volta é mais o “retornar a onde começou”.

A Humanidade atravessa por vezes ambos os tipos de revolução. Um exemplo que podemos dar foi por exemplo quando os astronautas pisaram pela primeira vez a Lua. As tecnologias revolucionárias que então foram requeridas e que veio a provocar uma imensa evolução tecnológica, tem tido um imenso impacto em todas as sociedades em termos planetários – A Globalização.

Outra, revolução igualmente fundamental ocorre em nossa consciência. Por exemplo, Edgar Mitchell, um astronauta americano do vôo Apollo 14, disse a propósito da sua vivência:

- Esta experiência de ver a terra e nosso sistema solar inteiro, na perspectiva do cosmos, teve um efeito muito profundo em mim… o de estar conectado com o universo e o sentimento de estar interligado a todas as coisas… Nós fomos à lua como técnicos - voltamos como Seres Humanos Cósmicos. Após orbitar em torno da terra e da lua, Edgar “retornou” ao sentir da sua própria espiritualidade.

Este mesmo tipo de revolução interna é o apelo que nos é solicitado no nosso trabalho hoje. Necessitamos ir para além dos aspectos técnicos de nosso trabalho… experiênciar a nossa própria vida tal como se ela fluísse a partir do cosmos e assim voltar ao sentido revigorado de ser um trabalhador espiritualizado. Isso significa, no fundo, ao retorno das nossas raízes espirituais que é a nossa fonte interna essencial, trabalhar a partir desse lugar único, tendo-a sempre presente em cada tarefa que realizar…


Texto adaptado e traduzido de "Start a Spiritual Revolution" de Debra e William Miller

Em próximos postes iremos começar a mergulhar nestes "meandros"... O desafio é grande mas os resultados serão seguramente gratificantes.

Este Texto é publicado em simultâneo neste Blog e na Nave Azul na área da Inteligência Espiritual.


Alberto Miguel