INTRODUÇÃO À "ESPIRITUALIDADE NO TRABALHO”

Vendo ou ouvindo estas palavras, alguns de vós podem sentir-se cépticos quanto à espiritualidade ou em como esta se pode expressar em ambiente de trabalho. Outros podem sentir-se apreensivos com alguma forma de pressão de carácter religioso que possam sentir no contexto do seu ambiente de trabalho. Outros porém, poderão até sentir um grande entusiasmo na possibilidade de expressar a parte mais significativa do seu Ser no seu trabalho.

Como se sente perante isto? O que lhe ocorre quando pensa sobre a espiritualidade no seu trabalho?

Perguntamo-nos frequentemente “Posso desenvolver a minha espiritualidade no meu trabalho? Com o meu trabalho actual, poderá este ainda representar uma parte significativa de meu trajecto espiritual?”

Para nós, as respostas a esta duas questões são inequivocamente: “sim.” Com confiança, nós convidamo-lo juntar-se a nós e a explorar como poderá expressar a sua espiritualidade de uma forma prática e com isso desenvolver-se enquanto Ser Humano, ao mesmo tempo que desenvolve a sua espiritualidade através da aprendizagem com os outros, uma vez que estes vão ajudando-nos a conhecermo-nos cada vez melhor, até pelo simples facto de que os seus comportamentos e atitudes servirem de espelhos de nós mesmos.

Muitos de nós vêem a vida de forma segmentada, como um “queijo” cortado às fatias com dimensões diferentes, de acordo com a importância que cada um de nós lhes dá, dedicando o tempo que tem disponível muitas vezes sem estar de acordo com estas mesmas prioridades. Como exemplo temos: a nossa vida familiar; a pessoal e mais íntima; a religiosa; a de lazer; as amizades; a espiritualidade/religião… enfim o que se quiser separar no domínio das vivências que cada um tem. Há quem inclusivamente as separe de tal forma que bloqueie a possibilidade da sua interligação no processo da sua realização pessoal enquanto Ser Integro e Uno que é.

Nós vemos isto de forma totalmente diferente. Nós pensamos no “Queijo da vida” como um TODO espiritual. Consequentemente as nossas vivências em família, o nosso tempo pessoal, os nossos hobbies e o trabalho são tudo actividades de desenvolvimento espiritual.

Desta forma, o nosso trabalho é seguramente uma das componentes principais na nossa vida espiritual. Mas como nós usamos esse tempo para o desenvolvimento espiritual e para a expressão de nossos valores espirituais mais essenciais?

A maior parte dos adultos activos ocupam mais de 50% do seu tempo em actividades relacionadas com o seu trabalho. Que desperdício de tempo espiritual se conscientemente não expressarmos a nossa espiritualidade no trabalho! Para nós, “expressar a espiritualidade no trabalho” não é um mero exercício intelectual. Não será seguramente mais uma forma mental para agir ou assumir atitudes. Não será mais um código de conduta ou de ética para balizar as nossas actuações. Nem tão pouco mais uma moda passageira para, olhando uns e outros, nos classificarmos “Quem é quem?” ou “Como nos situar?” no trabalho.

Texto traduzido de "Start a Spiritual Revolution" de Debra e William Miller

Continuaremos em próximos posts a dedicar-nos a este assunto...


Aberto Miguel