Nesta fábula de linguagem cativante e inspiradora, há uma lição simples mas profundamente significativa: a sorte nada tem a ver com um acontecimento fortuito – cabe a nós criarmos as condições para que ela aconteça em nossa vida.
Eis pois aqui as 10 regras para se ter BOA SORTE:
Primeira regra da Boa Sorte
A sorte não dura muito tempo, pois não depende de você.
A Boa Sorte é criada por você, por isso dura para sempre.
Segunda regra da Boa Sorte
Muitos são os que querem ter a Boa Sorte,
mas poucos os que decidem buscá-la.
Terceira regra da Boa Sorte
Se você não tem a Boa Sorte agora,
talvez seja porque está sob as circunstâncias de sempre.
Para que ela chegue, é conveniente criar novas circunstâncias.
Quarta regra da Boa Sorte
Preparar as condições favoráveis para a Boa Sorte
não significa buscar somente o benefício para si mesmo.
Criar as condições nas quais outros também ganham
atrai a Boa Sorte.
Quinta regra da Boa Sorte
Se você deixar para amanhã o trabalho que precisa ser feito,
a Boa Sorte talvez nunca chegue.
Criar as condições favoráveis requer dar um primeiro passo.
Faça isso hoje mesmo!
Sexta regra da Boa Sorte
Às vezes, mesmo que as condições favoráveis estejam aparentemente presentes,
a Boa Sorte não chega. Procure nos pequenos detalhes o que for aparentemente desnecessário... mas imprescindível!
Sétima regra da Boa Sorte
Para quem só acredita no acaso, criar as condições favoráveis parece absurdo.
Para quem se dedica a criar as condições favoráveis, o acaso não é motivo de preocupação.
Oitava regra da Boa Sorte
Ninguém pode vender a sorte. A Boa Sorte não se compra.
Desconfie dos vendedores da sorte.
Nona regra da Boa Sorte
Após criar todas as condições favoráveis, tenha paciência, não desista.
Para alcançar a Boa Sorte, tenha confiança.
Décima regra da Boa Sorte
Para criar a Boa Sorte é preciso preparar as condições favoráveis para as oportunidades.
As oportunidades, porém, não dependem de sorte ou de acaso: elas estão sempre presentes!
Publicado pela Pergaminho e em mais de 60 países e comparada com clássicos como O Alquimista e Quem Mexeu no meu Queijo, esta fábula passada no tempo de Merlin, mostra como criar as condições favoráveis para que a boa sorte chegue a você mesmo nas circunstâncias mais difíceis.
Parte do Texto do Livro escrito por:
- Fernando Trías de Bes - fundador e sócio da Salvetti & Llombart, uma empresa internacional especializada em consultoria e pesquisa de marketing, com clientes como PepsiCo, Sony, Hewlett-Packard, McKinsey & Co., Nestlé e Dannon.
- Álex Rovira Celma - co-autor, com Bernard Dubois, da edição espanhola de Understanding the Consumer e professor associado de departamento de marketing da ESADE.
Tenha Boa Sorte
Alberto Miguel