A espiritualidade na Liderança o que é?


Liderança espiritualizada trata-se da assunção permanente de colocar a nossa essência espiritual no processo de tomada de decisão. O que significa auto-educação, auto-desenvolvimento e auto-condução a partir deste núcleo interior que todos nós somos.



Espiritualidade é uma coisa e religiosidade é outra. A espiritualidade é única, já as diversas religiões são caminhos diferentes para a espiritualidade, embora nem sempre suficientes para o nosso desenvolvimento integral.

O conceito de espiritualidade caracteriza-se por possuir elementos comuns a todas as grandes religiões como: o amor, o respeito à vida, o livre arbítrio, a esperança, a fé, a ética, a integração, a verdade, a bondade, a beleza, a igualdade, a fraternidade e a liberdade.

Ao se trabalhar com conceitos espirituais nas empresas, estamos a falar em elevar os níveis de consciência sem perder de vista os resultados materiais.

A condição básica para um caminho interior é o cultivo de um sentimento de devoção perante a verdade, a sabedoria e a vida. Quem teve a sorte de poder cultivar este sentir quando criança, tem uma enorme vantagem.

Podemos afirmar que quanto mais conseguir aprofundar o sentimento da devoção, tanto mais consigue erguer a cabeça acima dos problemas da vida diária e colocar-se no caminho da sua consciência que através do pensamento lhe permitirá agir.

Esse sentimento de devoção é um alimento para a alma, assim como os elementos naturais são para o corpo. Ter calma também é fundamental para o desenvolvimento espiritual.


Criar diariamente alguns momentos de silêncio interior, onde tentaremos diferenciar o importante do corriqueiro. Esses são os momentos onde poderemos, conscientemente, com distanciamento, olhar para o pensar, sentir e querer a partir da nossa essência Divina.

Quem consegue se autodisciplinar para essa prática, percebe um poderoso efeito positivo no sentido de uma maior certeza interior na condução da vida e das situações do dia-a-dia.


Esse hábito, não precisa levar mais do que 5 a 10 minutos por dia. Nesse tipo de exercício, o importante é a regularidade. Após algumas semanas já sentiremos uma grande transformação interior. O nosso compoetamento e acção tornam-se mais calmos e seguros. Imprevistos já não conseguem mais nos preocupar em demasia. Seremos conduzidos cada vez mais pelo Eu SOU e cada vez menos pelas circunstâncias externas.

Autocontrole

Para liderar a si próprio, é preciso ter coragem para descer ao fundo da alma. Para ajudar nessa busca e enfrentar as nossas sombras de maneira segura e produtiva, existem seis práticas:


Seis práticas para aprimorar sua visão espiritual

O Controle dos Pensamentos
O Domínio da Vontade
A Serenidade
A Positividade
A Receptividade Imparcial
O Equilíbrio

Texto adaptado de uma entrevista a Jair Moggi consultor e autor do livro "Como Integrar Liderança e Espiritualidade"


Voltaremos a estes tópicos em breve...


Alberto Miguel