Ser um Líder

Costuma haver a tendência para valorizarmos em excesso os nossos pontos fracos, desprezando os nossos pontos fortes, esquecendo que chegámos àquilo que somos hoje devido a estes últimos.

Se o Líder se conhecer bem a si próprio, poderá maximizar os seus pontos fortes e minimizar as suas vulnerabilidades. Com isso, aumentará os seus índices de autoconfiança, o que terá reflexos positivos sobre a sua Equipa. A Liderança expressa-se através do relacionamento entre pessoas actuando em Equipa para desempenhar tarefas com vista a atingir os objectivos que materializam a visão do Líder. Mesma que essa visão seja fantástica, se o Líder não conseguir assegurar a concordância, empenhamento e envolvimento de todos os elementos da Equipa na consecução dos objectivos por si definidos, a visão, por si só, não será suficiente para garantir o sucesso.

Seja em que situação for, o Líder precisa de compreender os princípios básicos da Liderança, o seu papel como Líder, as competências próprias do Líder eficaz e eficiente, bem como alguns dos mais importantes desafios que actualmente se colocam ao nível do mundo empresarial. No entanto, um dos maiores requisitos do Líder, na actualidade, é a sua capacidade de auto-percepção, com tudo o que este conceito envolve: conhecer-se a si próprio, conhecer os pontos fortes e vulnerabilidades da sua Liderança, para além da definição do rumo a seguir para o desenvolvimento e melhoria permanentes das suas características de Liderança. Sem se conhecer a si próprio, muito dificilmente o Líder poderá entender, compreender ou conhecer os outros, nomeadamente os elementos da sua Equipa, pois cada pessoa é um caso diferente no que diz respeito a emoções, sentimentos, expectativas e motivações.

A Liderança pode e deve ser aprendida e o desenvolvimento de competências de Liderança serve esse propósito de aprendizagem, devendo aplicar-se quer aos actuais Líderes, quer aos seus colaboradores, os potenciais Líderes de amanhã. Ter talento ou potencial para liderar é importante e constitui um bom ponto de partida, mas, por si só, não é suficiente. Se esse potencial não for trabalhado e desenvolvido, o simples facto de ser talentoso não torna a pessoa num Líder.

Um Líder tem de estabelecer um bom relacionamento com a sua Equipa. Só assim conseguirá assegurar a convergência em torno do cumprimento da missão, criando as condições para o conseguir com performance, ou seja de modo eficaz e eficiente. Por isso, as relações pessoais são da maior importância para Líderes e potenciais Líderes. Seja qual for a posição que se ocupe numa empresa, desenvolver e manter relações pessoais é fulcral para se garantir o sucesso na execução de tarefas ou das responsabilidades inerentes à função. Para quem desempenhe funções de Liderança, a gestão das relações pessoais é um dos requisitos para que os elementos da Equipa compreendam e se sintam identificados com a visão do Líder, o que irá favorecer o empenhamento na prossecução dos objectivos a ela associados.

Texto adaptado de Mário Santos




Aprender estas questões básicas sobre liderança é antes de mais passar a ser um ser humano melhor. Faço-o com Amor e irá transcender -se...


Aberto Miguel