Liderar pelo exemplo

"O líder é aquele que está disposto sempre a, em vez de liderar, servir.

Isso mesmo!

Parece paradoxal, mas o líder deve servir mais do que liderar, deve servir mais do que ser servido. Quando lidamos com um grupo heterogêneo não há como liderá-los, fazê-los pensar de forma unívoca sem que alguém com bastante força de idéias, alguém que as pessoas possam confiar, faça-os mudar os paradigmas. E fazer alguém mudar de idéia não é um trabalho simples, todos sabemos disso. Não devemos jamais impor a força, pois todas as lideranças que impuseram a força, o poder inquisitivo no lugar da humildade e da servidão, foram poderes que acabaram, cedo ou tarde, derrotados. Mas o aspecto da servidão é através das atitudes. Não devemos deixar muitas vezes um cargo que requer liderança, imponha sobre os subordinados o poder inquisitivo que intimida e quebra o relacionamento. Devemos, apesar da hierarquia, lidar com os nossos amigos de forma que faça-os sentir úteis, sentirem-se iguais a nós, que de fato são. Servir é o primeiro passo.

A
humildade é o segundo passo que um líder deve dar. Saber ouvir, por exemplo, é um aspecto de humildade que poucos líderes possuem. Saber ouvir não é só ficar plantado na frente de uma pessoa escutando o que ela está falando maquinando ocultamente uma resposta, uma contra-argumentação para ignorar a idéia que lhe foi exposta. Saber ouvir é, além de escutar, pensar, meditar no que te falam, avaliar e dar-lhes o crédito de uma excelente idéia quando isso ocorre. Saber ouvir é quando uma pessoa tem uma idéia totalmente equivocada sobre determinado assunto, ouví-la até que termine, por mais estranho que isso possa parecer, e tentar mostrá-la, sem ser arrogante, o que ela está errando e tentar fazê-la entender o seu erro. Isso é um exemplo de humildade.

Outro aspecto muito importante de um líder é a sua
inteligência. Não me refiro à inteligência cognitiva, intelectual, que dependendo da liderança que se exerça, pode ser um fator muito importante, mas falo da inteligência emocional. A inteligencia emocional consiste na capacidade de o homem raciocinar com os sentimentos. É saber interpretar, antes de mais nada, o que se passa com os seus próprios sentimentos e sabê-los domar. Ser inteligente emocionalmente, é não deixar a raiva te tomar por completo, seja lá qual for a razão. É saber entender uma pessoa difícil, lidar com ela e amá-la como qualquer outra pessoa. O líder, por mais alto que seja seu Quoeficiente Intelectual (QI), se não tiver o mínimo de Quoeficiente Emocional (QE) jamais poderá ser um bom líder.

Poderia me delongar em diversas páginas citando qualidades e atitudes de um grande líder por esse artigo, mas é claro que todos (ou quase todos) sabem o que um bom líder deve ter, por isso vou citar só mais um outro ponto que é super importante para um líder.

Renúncia! O líder tem que Renunciar! Renunciar aos seus próprios interesses. Renunciar à sua vida, sua individualidade. O líder tem que trabalhar em prol de um grupo ou sociedade ou até mesmo da humanidade, não deve estar focado egoisticamente nos seus próprios interesses, deve estar sempre visando o bem comum, nada mais. Será que estamos prontos para isso?

Esse tema foi foco de uma grande discussão no ano passado com o lançamento do livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter, onde focou sua narrativa num dos maiores líderes que já tivemos. As pessoas puderam entender mais claramente, de forma simples e objetiva, o que é liderar. Ser líder, palavra bonita, imponente, forte e exalta muito. Tem benefícios, excelentes benefícios, mas como tudo que nos trás benefício, é necessário trabalho, diga-se de passagem, para ser líder, exige muito trabalho."


Parte de um texto publicado por Ramon Silva

Repare bem naqueles que foram os maiores líders mundiais.

Pense nisto por uns momentos...

Alberto Miguel