A Liderança e a Espiritualidade

Liderança espiritualizada não tem nada a ver com misticismo e volúpia espiritual, mas com auto-educação, autodesenvolvimento e autocondução a partir da própria essência espiritual.
Espiritualidade é uma coisa e religiosidade é outra. A espiritualidade é única, já as diversas religiões são caminhos diferentes para a espiritualidade embora nem sempre são suficientes para o nosso desenvolvimento pessoal. O conceito de espiritualidade se caracteriza por possuir elementos comuns a todas as grandes religiões como o amor, o respeito à vida, o livre arbítrio, a esperança, a fé, a ética, a integração, a verdade, a bondade, a beleza, a igualdade, a fraternidade e a liberdade. Ao se trabalhar com conceitos espirituais nas empresas, estamos falando em elevar os níveis de consciência sem perder de vista os resultados materiais. A condição básica para um caminho interior é o cultivo de um sentimento de devoção perante a verdade, a sabedoria e a vida. Quem teve a sorte de poder cultivar este sentir quando criança, tem uma enorme vantagem. Podemos afirmar que quanto mais conseguir aprofundar o sentimento da devoção, tanto mais consegue erguer a cabeça acima dos problemas da vida diária e colocar-se no caminho da sua consciência que através do pensamento lhe permitirá agir. Esse sentimento de devoção é um alimento para a alma, assim como os elementos naturais são para o corpo. Ter calma também é fundamental para o desenvolvimento espiritual. Criar diariamente alguns momentos de silêncio interior, onde tentaremos diferenciar o importante do corriqueiro. Esses são os momentos onde poderemos, conscientemente, com distanciamento, olhar para o pensar, sentir e querer a partir da nossa essência Divina. Quem consegue se autodisciplinar para essa prática, percebe um poderoso efeito positivo no sentido de uma maior certeza interior na condução da vida e das situações do dia-a-dia. Esse hábito, não precisa levar mais do que 5 a 10 minutos por dia. Nesse tipo de exercício, o importante é a regularidade. Após algumas semanas já sentiremos uma grande transformação interior. O nosso comportamento e acção tornam-se mais calmos e seguros. Imprevistos já não conseguem mais nos preocupar em demasia. Seremos conduzidos cada vez mais pelo Eu SOU e cada vez menos pelas circunstâncias externas. Autocontrole Para liderar a si próprio, é preciso ter coragem para descer ao fundo da alma. Para ajudar nessa busca e enfrentar as nossas sombras de maneira segura e produtiva, existem seis práticas: Seis práticas para aprimorar sua visão espiritual O Controle dos Pensamentos O Domínio da Vontade A Serenidade A Positividade A Receptividade Imparcial
O Equilíbrio
Texto adaptado de uma entrevista a Jair Moggi consultor e autor do livro "Como Integrar Liderança e Espiritualidade"
Voltaremos a estes tópicos em breve...
Para agora ficar apenas com uma brevíssima ideia do Ser maravilhoso que É. Veja agora, durante apenas um minuto, este filme com Deepak Chopra mas não se esqueça de desligar primeiro a música deste BLOG.
Alberto Miguel