Inteligência Social

Nós somos desenhados para nos conectarmos. Daniel Goleman, escritor do best seller Inteligência Emocional, chegou à conclusão que somos seres sociáveis. As neurociências e o mapeamento das nossas funções cerebrais conduzem-nos inexoravelmente a uma íntima conexão cérebro-a-cérebro sempre que nós interagimos com outra pessoa. Esta ponte neural nos permite “connectar” nosso cérebro, e assim o corpo, com todos.

Mesmo os nossos mais rotineiros encontros, são regulados no cérebro, gerando emoções, algumas agradáveis e outras não. Quanto mais conectados emocionalmente estivermos com alguém, maior será a energia mútua. As trocas mais poderosas ocorrem com aquelas pessoas com quem gastamos mais tempo, particularmente aquelas a quem mais queremos bem.

Durante esses links neurais, nossos cérebros embarcam num “tango emocional”, uma dança de sentimentos. Nossas interacções sociais operam como moduladores, alguma coisa como um termóstato interpessoal que continuamente reconfigura aspectos-chave das nossas funções cerebrais ao passo que elas orquestram nossas emoções.

Os sentimentos resultantes têm consequências de longo alcance, penetram sorrateiramente através de nossos corpos, enviando cascatas de hormonas que regulam os sistemas biológicos desde nosso coração até nosso sistema imunológico. Talvez ainda mais impressionante, a ciência agora rastreia conexões entre os mais stressantes relacionamentos e a operação principal de genes específicos que regulam o sistema imunológico.

Segundo Goleman, os nossos relacionamentos moldam não apenas a nossa experiência, mas nossa biologia. O link cérebro-a-cérebro permite que os nossos relacionamentos mais fortes condicionem a activação das células-t (que actuam no nosso sistema imunológico contra bactérias e vírus invasores). O que representa uma espada de dois gumes: relacionamentos agradáveis têm um impacto benéfico sobre nossa saúde, enquanto aqueles mais complexos podem agir como pequenas doses de veneno que em longo prazo acarretam danos graves para a nossa saúde.

O livro Inteligência Emocional estava focado sobre as capacidades emocionais no indivíduo, e a sua habilidade para gerir as próprias emoções para obter relacionamentos positivos. O foco de Inteligência Social engloba esse aspecto e vai além. Muda da psicologia “eu interagindo comigo mesmo” para a psicologia “eu interagindo com os outros”.

Apresenta-nos uma nova perspectiva sobre nossas relações sociais, mostrando que nossas mentes estão conectadas por valores como altruísmo, compaixão, preocupação e compreensão, e desenvolvemos a inteligência social para estimular essas 'habilidades' em nós mesmos e nos outros.

Vejam agora o vídeo desligando o som do blog primeiro...



Alberto Miguel