Continuando os posts anteriores: A Telemedicina enquanto processo - I A Telemedicina enquanto processo - II As sete etapas referidas obedecem a uma regra de precedências que só excepcionalmente se poderá alterar sob pena de não se efeturarem as melhores opções e a solução em si mesma falhar. Vejamos com maior detalhe estas etapas: Na etapa de diagnóstico e análise da situação torna-se necessário efectuar: - Levantamento das necessidades dos utentes quanto ao acesso aos cuidados primários e diferenciados; - Análise dos recursos disponíveis (humanos, técnicos e financeiros); - Referênciação de atitudes e comportamentos dos profissionais; - Análise da relação entre as unidades de saúde primárias e hospitalares; - Levantamento da situação da afluência dos utentes às consulta de especialidade programadas e nas urgências hospitalares; - Levantamento da organização e procedimentos nas unidades de saúde e - Elaboração de um programa de acção de forma a introduzir soluções de telemedicina que melhorem a eficácia e eficência do sistema. Após a validação do programa de acção e com os elementos recolhidos, passa-se à etapa de elaboração das especificações técnicas e funcionais com: - Elaboração das interligações a implementar; - Descrição dos processos de interacções; - Descrição dos recursos a alocar; - Especificações de novas tarefas e respectivas funções; - Elaboração dos requisitos técnicos; - Análise dos investimentos e dos custos operacionais; - Faseamento do projecto de acordo com as prioridades; - Análise de viabilidade técnica e financeira, respectivo enquadramento legal do procurement e - Obtenção do necessário financiamento do projecto. Com a aprovação das especificações técnicas e funcionais inicia-se a fase de procurement da solução designadamente com: - Elaboração dos cadernos de encargos; - Lançamento dos concursos; - Avaliação de propostas; - Estabelecimentos dos requisitos organizacionais e técnicos para instalação da tecnologia e sua integração com as TIC do SNS; - Apoio à tomada de decisão e - Adjudicação a fornecedores. Com o início da entrega de equipamentos começa a etapa de aceitação e implantação da solução tecnológica com: - Verificação dos equipamentos adquiridos; - Verificação dos requisitos técnicos e da sua instalação e conformidade; - Acompanhamento e fiscalização da sua instalação; - Testes e ensaios de funcionamento; - Contratos de assistência técnica e manutenção; - Aceitação final. No próximo post abordaremos as 3 restantes etapas finais. Até lá. Alberto.