Em 2007 começa um novo período de ajudas comunitárias para Portugal. Tudo começou com a entrada de Portugal na então CEE em 1986. Desde essa data para cá, Portugal beneficou de três Quadros Comunitários de Apoio (QCA), o último dos quais terminou em 2006, estando a aplicar verbas de projectos iniciados em 2006 e que terminarão, no máximo até 2008.
Para o próximo período de referência 2007-2013, o Governo entendeu modificar a nomemclatura para Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) em vez de IV Quadro Comunitário de Apoio. O QREN apresenta algumas modificações de fundo face aos QCA, pois vão existir apenas três Programas Operacionais transversais, e vão-se manter os Programas Operacionais Regionais De referir que o QREN vai aplicar 21 mil milhões de euros em verbas comunitárias, sem contar com a comparticipação nacional, ainda em negociação com a Comissão Europeia.
Sendo o maior programa de investimento público e apoiado nosso país, esperemos que desta vez os temas referenciados no nosso Blog Sapiência sejam apoiados com muito mais força, para que tenhamos uma Sociedade Nova. Nesse aspecto o 3ª QCA, constituíu um profunda desilusão. Após muito milhões de investimentos, de apoios comunitários e públicos, continuamos com uma situação muito débil no e-learning, embrionária na Sustentabilidade Empresarial, e de expressão residual na Telemedicina e nos Novos Estilos de Liderança. Iremos debater em detalhe o balanço do 3º QCA para cada um dos temas, e as nossas perspectivas e esperanças para o QREN. Até lá!
Elmano