O líder, além da autoridade hierárquica (que às vezes pode não ter), tem sobretudo de ter uma grande autoridade moral, que se baseia no reconhecimento que lhe outorgam os demais membros da organização. Este reconhecimento não é gratuito, nasce das qualidades que o grupo de colaboradores se apercebe nele.
Uma pessoa muito eficaz e muito válida, mas que seja intratável, dificilmente consegue o respeito e admiração do grupo. A relação que o líder estabelece com seus colaboradores deve basear-se nos seguintes princípios:
1- Fixar as regras do jogo: o líder tem que deixar bem claro o que ele espera de sua gente e o que podem esperar eles em troca (evitar equívocos).
2- Lealdade: o líder exigirá o máximo dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que também nunca lhes falhará com o seu apoio. É um homem de palavra, é uma pessoa que defenderá a sua gente até ao fim. A única maneira de conseguir o apoio do grupo é demonstrar-lhe que é capaz de defender seus interesses. O apoio do líder é especialmente importante nos momentos difíceis, quando, por exemplo, algum membro do grupo é questionado ou criticado por terceiros.
3- Aberto: o líder deverá ser uma pessoa acessível para todos os seus colaboradores, independentemente do nível que ocupe na empresa. Os níveis hierárquicos não podem ser barreiras intransponíveis que impeçam um colaborador de contactar com o seu líder.
Uma pessoa muito eficaz e muito válida, mas que seja intratável, dificilmente consegue o respeito e admiração do grupo. A relação que o líder estabelece com seus colaboradores deve basear-se nos seguintes princípios:
1- Fixar as regras do jogo: o líder tem que deixar bem claro o que ele espera de sua gente e o que podem esperar eles em troca (evitar equívocos).
2- Lealdade: o líder exigirá o máximo dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que também nunca lhes falhará com o seu apoio. É um homem de palavra, é uma pessoa que defenderá a sua gente até ao fim. A única maneira de conseguir o apoio do grupo é demonstrar-lhe que é capaz de defender seus interesses. O apoio do líder é especialmente importante nos momentos difíceis, quando, por exemplo, algum membro do grupo é questionado ou criticado por terceiros.
3- Aberto: o líder deverá ser uma pessoa acessível para todos os seus colaboradores, independentemente do nível que ocupe na empresa. Os níveis hierárquicos não podem ser barreiras intransponíveis que impeçam um colaborador de contactar com o seu líder.
4- Respeitoso: o líder tratará os seus colaboradores com máximo respeito. O facto de ter autoridade sobre eles, ou ser enormemente exigente, não lhe dá o direito de agredir física o verbalmente os seus colaboradores. O líder sabe quando deve reagir com rigor diante uma actuação inaceitável, mas um rigor sem humilhação.
5- Amável: o líder deve estabelecer uma relação afectuosa e humana com seus colaboradores, rejeitando uma certa frieza e rispidez tão habituais em chefias intermédias. A ideia é a de que todos estão no mesmo barco e lutam por um mesmo objetivo.
6- Compassivo: o líder deve mostrar-se compreensivo quanto ao erro, quando este não é praticado de má fé. Tem de ter a consciência que a creatividade e a inovação são factores críticos de sucesso para a sua organização se manter competitiva. No entanto, não deverá tolerar erros repetidos pois estes demonstram que o colaborador ou um grupo não consegue aprender ou, pior, não quer aprender. A compaixão não é mostrar ter-se pena mas sim aceitar o erro como forma de aprendizagem, numa base de que só não erra que nunca tentou fazer nada de novo.
Podemos por isso concluir que a relação que o líder estabelece com seus colaboradores é determinante no seu desempenho, na produtividade e na competitividade da empresa. A atitude do líder é fundamental na formação e construção de uma cultura empresarial positiva.
O líder tem que servir de modelo a toda a organização.
O líder tem que servir de modelo a toda a organização.
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Alberto Miguel