Wings2Fly


Wings2Fly é um projecto co-financiado pelo o programa Europeu Leonardo Da Vinci - Lifelong Learning Programme - que, neste caso visa fundamentalmente transferir o Know-how Português, no que diz à formação em regime de blended learning e ao ensino do Empreendorismo para Pessoas com necessidades especiais.

O
Wings2Fly baseia-se, conceptualmente, na Estratégia de Lisboa renovada que aborda duas questões essenciais: promover uma cultura empresarial e assegurar mercados de trabalho inclusivos para as pessoas com necessidades especiais, como resultado da iniciativa i2010, a qual surge na sequência das iniciativas eEurope, que assumiram a inclusão electrónica, como forma a prevenir o risco de "exclusão digital", ou seja, através de e-Learning.

Com base nestas 2 idéias de força a empresa
Learn4U, que tinha já em Portugal desenvolvido como um êxito assinalável o programa ASAS para VOAR, em conjunto com outros parceiros Portugueses, está agora a disseminar esta excelente prática para outros países no espaço Europeu.

Para se perceber a importância deste projecto e o porquê do nosso destaque tomemos a definição de Deficiência da UE-SILC que assume: "A deficiência é uma incapacidade total ou parcial de uma pessoa intervir na actividade económica ou de levar uma vida normal devido a qualquer tipo de incapacidade física ou mental a qual é susceptível de ser permanente ou de persistir para além de um período mínimo definido." Com base nesta definição são cerca de 44,6 milhões de pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos que no espeço Europeu têm um(LSHPD)ou seja um problema de saúde crónico ou uma incapacidade o que corresponde a cerca de 16% da população global da UE em idade activa.

Toda a formação será suportada na plataforma Tutor4Us, a qual foi especialmente adaptada para este público alvo e assenta na análise do perfil de cada adulto, com atenção às deficiências e na construção de um percurso de mudança individual. Tem 8 unidades de aprendizagem.

Como lema foi escolhida uma excelente frase:



"Há Sempre uma razão para Viver.
Podemos elevar-nos acima da nossa ignorância,
podemos olhar o nosso reflexo como o de
Criaturas feitas de perfeição,
inteligência e talento.
Podemos ser livres!
Podemos aprender a voar!"



(Fernão Capelo Gaivota)



Estejamos pois atentos ao site que acaba de ser lançado no seguinte endereço:
http://www.wings2fly.eu pois irá haver mais novidades...

Alberto Miguel