“Alguns homens vêem as coisas como são, e perguntam: “Por quê”? Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: "Por que não?"
Bernard Shaw
Actualmente, a palavra de ordem no mercado tem sido o empreendedorismo. Diversas escolas estão voltando a sua oferta para o comportamento empreendedor e por isso, as pessoas estão mudando a sua concepção com relação aos empreendimentos e profissões.
Movidas por uma necessidade (perda de emprego, por exemplo) ou por visualizar uma oportunidade no mercado, algumas pessoas podem iniciar um pequeno negócio, e ter sucesso por toda a vida. Outras, podem não ser tão bem sucedidas, e terem que se deparar com um fracasso, apesar de seu esforço. Por que isto ocorre? Para responder a essa pergunta, vamos conhecer o que é o empreendedor, para depois conhecermos o seu perfil e as causas de sucesso e fracasso dos empreendimentos.
De acordo com Joseph A. Schumpeter - "O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias." Outro conceito, da Amar Bhide/ Harvard Business School define que "trata-se simplesmente daquele que localiza e aproveita uma oportunidade de mercado, criando à partir daí um novo negócio." Ambos os conceitos levam-nos a pensar nas atitudes das pessoas empreendedoras:
- são inovadoras,
- inquietas,
- criativas,
- ousadas,
- além de terem sempre a sua visão voltada para o futuro.
Por isso, elaboram todo um planeamento que vai permitir-lhes criar as condições vitais para o alcance dos seus objetivos, e têm sempre em mente que é importante para alcançá-los tanto no plano profissional, quanto no familiar e pessoal.
Motivadas por isto, criam sempre oportunidades e se envolvem com elas, entregando-se de corpo e alma para alcançar seus objetivos. Para alguns, o sucesso dos negócios é pura sorte, mas para o empreendedor, é apenas o resultado de sua visão acompanhada de uma acção, pois todos os dias são feitos para se realizar algo.
Não ficam reclamando do sol ou da chuva, pois estão ocupados em atingir o que planejaram para sua vida. Os obstáculos que surgem são retirados de sua frente com trabalho e garra, não servindo nunca como “desculpas” para afastá-lo de seus objetivos. A ousadia é outra característica de pessoas de sucesso. Até mesmo porque, para empreender só mesmo com muita garra e perseverança.
As dificuldades são extremas e poucas pessoas têm coragem para enfrentar os desafios que surgem em seu caminho. Por isso, o verdadeiro empreendedor não pode, em primeiro lugar, buscar o lucro, porque ele será o resultado das ações da empresa. Ele tem que estar sempre ligado ao mundo, buscando cada vez mais novos conhecimentos para enfrentar os desafios.
Então qual será a razão de alguns empreendimentos serem bem sucedidos e outros fracassarem?
Entre os diversos motivos, estão a falta de planeamento, pesquisa, conhecimento do negócio e do mercado. Outro factor é que existem pessoas que não possuem características comportamentais empreendedoras necessárias para os negócios como coragem para assumir riscos, persistência, planeamento, rede de contatos, comprometimento, entre outras; ou se as têm, não as identificaram ou as aprimoraram para se lançarem no mercado.
Além disso, deve-se ter um profundo conhecimento do negócio em que deseja empreender.
Muitas pessoas têm idéias, porém ficam somente nelas, não passando nunca para a acção, atitude necessária para transformá-las em realidade fazendo as coisas acontecerem. E isto somente ocorrerá se a pessoa tiver uma verdadeira paixão por aquilo que faz, pois este é o combustível necessário para entusiasmar-se por seu projeto de vida.
O verdadeiro empreendedor é um campeão que não desiste jamais pois acredita em sua capacidade, e vê os fracassos como oportunidade de aprender cada vez mais. Não fica esperando a vida passar. Ele somente tem olhos para o futuro, sendo capaz de investir todo seu tempo na realização de seus sonhos!
Vocês aí... Enquanto não se levantarem e tomarem uma atitude que os levem a alcançarem seus objetivos, ficarão na platéia, aplaudindo aquelas que tiveram coragem e a ousadia de subir no palco da vida!!!"
Texto adaptado de Maria do Rosário Martins
Alberto Miguel