Neste último post sobre este tema vejamos alguns exemplos de como a Inteligência Espiritual já se manifesta, e quais os principais atributos ou características que lhes estão associadas.
Há muitos exemplos. Mats Lederhausen, o vice-presidente com o pelouro de estratégia global da McDonald's, é um líder espiritualizado. Sua particular atenção na empresa é ser a voz de protesto e da consciência, “sacudindo” as pessoas e agitando o “barco”. Ele iniciou diversos projectos de entre os quais se destacam o da distribuição gratuita de vacinas em África, a luta contra plantações geneticamente modificadas e um trabalho para restaurar ecossistemas danificados.
Outro exemplo é da British Petroleum - BP - que investe parte os seus lucros na Investigação e Desenvolvimento de tecnologias associada a energias alternativas, menos agressivas ao meio ambiente. John Browne, o CEO da companhia, conseguiu aumentar o valor das acções ao estabelecer relações de longo prazo entre a empresa e a sociedade.
Mas serão estes exemplos reveladores do que é uma liderança espiritualizada? O que é afinal um líder espiritualizado ou com um elevado QS?
Segundo Danah Zohar, uma das autoras do livro referido no post anterior, foram identificadas dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Que são:
1. Praticam e estimulam o autoconhecimento profundo
2. São levadas por valores. São idealistas
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade
4. São holísticas
5. Celebram a diversidade
6. Têm independência
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo
9. Têm espontaneidade
10. Têm compaixão
O que significa ser-se inspirado pelo desejo de servir, responsável por trazer visão e valores mais altos aos demais e por lhes mostrar como usá-los. É por isso uma pessoa que inspira outros, tais como o são: Dalai Lama, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi. No mundo dos negócios, um exemplo que subinhamos é o de Richard Branson, da Virgin, pela sua preocupação expressa pelo os assuntos relacionados com o meio ambiente e a comunidade. É muito espontâneo, tem visão e valores e tem perspectivas amplas.
Texto adaptado de uma entrevista a Danah Zohar.
Alberto Miguel